Omnichannel vs. Multi-Channel: quais as diferenças?

Omnichannel vs. Multi-Channel quais as diferenças

Ominchannel e multi-channel são estratégias que as empresas usam para alcançar clientes em vários canais. No entanto, há uma diferença fundamental entre os dois: o ominchannel (omnicanal) concentra-se na criação de uma experiência perfeita para o cliente, integrando todos os canais em um único ambiente ou plataforma. 

Já o Multi-channel (multicanal) concentra-se na utilização de múltiplos canais para vender produtos ou serviços. Por isso, é importante entender as diferenças e formas de aproveitar melhor os benefícios de cada uma das estratégias. 

Então, leia mais sobre o assunto aqui no blog da GMAXX, empresa fornecedora da solução GoTo Connect!

Definição de Omnichannel

O Omnichannel é uma abordagem centrada no cliente que usa todos os canais disponíveis, mas de forma integrada. O objetivo, em suma, é fornecer uma experiência consistente e perfeita ao cliente. Isso significa que os clientes podem alternar facilmente entre os canais sem precisar acessar mais de um site ou dispositivo.

Por exemplo, um cliente pode iniciar seu atendimento por meio de webchat e finalizar o atendimento sendo redirecionado para o Whatsapp. Ou podem começar pesquisando um produto em seu telefone e, em seguida, conversar com um representante de atendimento ao cliente on-line para obter mais informações antes de fazer uma compra.

Portanto, a finalidade do marketing omnicanal é criar uma experiência do cliente tão integrada que pareça que o cliente está interagindo com uma única marca, independentemente do canal que está usando.

Benefícios do Omnichannel

  • Aumento da satisfação do cliente
  • Maior fidelidade do cliente
  • Aumento da receita
  • Dados de clientes aprimorados
  • Aumento da produtividade dos funcionários

O que é Multicanal?

O marketing multicanal é uma abordagem centrada no produto, por isso utiliza vários canais para vender produtos ou serviços. Ou seja, as empresas podem ter um site separado, presença nas redes sociais, campanha de marketing por e-mail e equipe de vendas na loja. 

No entanto, esses canais não estão necessariamente integrados. Desse modo, os clientes devem repetir ou recomeçar o processo de atendimento ou compra ao transitar entre eles. Por exemplo, um cliente pode ter que criar uma conta separada para cada canal ou pode não conseguir acessar seu histórico de compras de um canal em outro canal.

Benefícios do multicanal

  • Maior alcance
  • Maior exposição
  • Aumento de vendas
  • Melhor conhecimento da marca

Qual a melhor opção de estratégia para o seu negócio?

A melhor abordagem para o seu negócio dependerá de suas necessidades e objetivos específicos. Se você está focado em criar uma experiência perfeita para o cliente, então omnicanal é a abordagem certa para você. 

Se você está focado em alcançar o maior número possível de clientes e aumentar as vendas, então o multicanal é a abordagem certa para você.

Mas se você optar pelo omnicanal, escolha uma plataforma eficiente e que ofereça muitos recursos integrados como a GoTo Connect

Com a GoTo Connect as empresas podem desfrutar de todos os canais de atendimento conectados, proporcionando um atendimento mais ágil, efetivo e com comunicação de qualidade.

Para saber mais, entre em contato com a GMAXX! 

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