Atualmente, a proteção das suas senhas com um gerenciador de senhas não é apenas uma escolha, é uma necessidade! Afinal, os avanços da tecnologia, principalmente da inteligência artificial (IA), permitem que as credenciais mais complexas sejam quebradas em poucos segundos.
Uma pesquisa recente da empresa de cibersegurança Hive Systems considerou que a inteligência artificial vem potencializando a capacidade ciber criminosa. Até mesmo o ChatGPT foi citado na pesquisa como um grande agente fomentador das quebras de senhas.
O que diz o relatório sobre IA e senhas?
O levantamento aponta que qualquer senha com seis caracteres ou menos está praticamente aberta para a ação dos cibercriminosos. Isto é, a combinação com seis ou menos caracteres é considerada fraca e passível de roubo por hackers. Além disso, credenciais que utilizam apenas números e caracteres sequenciais também são facilmente quebradas por sistemas automatizados.
O estudo da Hive Systems aponta que, atualmente, até as credenciais com números, letras e símbolos e múltiplos dígitos estão na mira da IA. Desse modo, em apenas seis horas uma combinação com 17 caracteres numéricos pode ser revelada em 14 horas.
Já as senhas compostas por 10 caracteres, entre letras maiúsculas e minúsculas, pode ser exibida em 21 horas As credenciais com 11 toques levam um Mês para serem evidenciadas.
Como proteger suas senhas do poder da inteligência artificial?
Não use nome, sobrenome, interesses, etc. Sempre que você acessa uma mídia social, deixa um rastro digital . A IA pode analisar suas postagens públicas para encontrar seus interesses. Então, se você usou nomes de celebridades, datas de aniversário ou nomes de familiares em suas senhas, há uma boa possibilidade de os códigos estarem vulneráveis.
Autenticação de dois fatores
Além disso, faça proveito da autenticação de dois fatores. Tente usar a autenticação de dois fatores o máximo possível, pois, mesmo que sua senha seja comprometida, o hacker não conseguirá fazer login. Do mesmo modo, faça códigos diferentes para acessos em plataformas diferentes: redes sociais, bancos, e-mail, etc.
Use uma rede virtual privada (VPN)
Uma VPN criptografa seu tráfego de Internet e o encaminha por meio de um servidor seguro. O recurso também mascara seu endereço IP, tornando mais difícil para os hackers rastrear sua atividade online.
Atualizações de segurança
É importante manter seu sistema operacional, navegador da Web e outros softwares atualizados para aumentar a proteção contra ataques online.
Use um gerador/gerenciador de senhas
Neste caso, sugerimos soluções como o LastPass, que podem gerar e armazenar suas senhas. Certifique-se de acessar essas soluções com autenticação de dois fatores.
O LastPass oferece recursos que incluem a geração de senhas fortes, longas e aleatórias, dificultando a decodificação pelos hackers. Além disso, a plataforma fornece a armazenagem de senhas em cofres na nuvem. Após salvar uma senha no LastPass, as credenciais ficam à disposição quando precisar, tornando o login rápido e prático.
Contrate o gerenciador de senhas LastPass com o Grupo GMAXX!