O que é o Diagnóstico remoto?

O que e o Diagnostico remoto gmaxx

Podemos definir o diagnóstico remoto como as atividades de diagnóstico conduzidas por indivíduos que se comunicam fora de um perímetro de segurança do sistema de informação. 

De modo simplificado, o diagnóstico remoto refere-se à capacidade de avaliar o status atual do equipamento eletrônico a partir de um local remoto.

Nesse tipo de atendimento, os especialistas investigam e avaliam quais problemas afetam o acesso ou fazer arquivos desaparecerem, por exemplo. Depois de descoberto o problema, o suporte remoto oferece a solução técnica. 

Definição geral de diagnóstico remoto

Em TI, a ideia de diagnóstico remoto geralmente se aplica a filosofias de trabalho remoto que ajudam a formar processos colaborativos com computação distribuída.

Em outras palavras, operadores humanos e peças de hardware podem estar em várias partes do mundo. No entanto, ainda podem trabalhar em conjunto, como se estivessem na mesma sala e conectados pela internet. 

Alguns recursos do software de diagnóstico remoto incluem plataformas de segurança, videoconferência ou mensagens e ferramentas de acesso a dados para atualizar partes do sistema a longa distância. Até mesmo as tecnologias de telecomunicações, como o VoIP, costumam fazer parte desses sistemas. 

Como é o processo de diagnóstico feito remotamente?

O processo envolve o estabelecimento de algum tipo de comunicação com ou sem fio entre os dois pontos para que ocorra a análise remota. Além de confirmar que o equipamento está funcionando com eficiência ideal, o diagnóstico no modo remoto também pode identificar problemas que estão inibindo a eficiência do equipamento e, às vezes, até resolvê-los durante a execução do diagnóstico.

O processo de diagnóstico pode ser utilizado em diversas situações. Em muitos casos, os profissionais de TI aproveitam esse método para avaliar a integridade geral de uma rede de sistemas. 

Mas é importante esclarecer que os diagnósticos remotos não são apenas sobre manutenção e solução de problemas em redes. A mesma abordagem pode ser usada para avaliar a eficiência de equipamentos em dispositivos específicos, como aeronaves ou equipamentos médicos. 

Diagnóstico remoto em sistemas telefônicos

Sistemas telefônicos também podem ser verificados e às vezes reparados, com o uso de ferramentas de diagnósticos remotos como a plataforma Rescue. Nesse cenário, o fabricante estabelece um link com um sistema telefônico, como a central telefônica privada, ou PABX.

Essa central telefônica privada permite o roteamento fácil de chamadas telefônicas para várias linhas dentro do sistema do escritório e pode desenvolver problemas de serviço, como baixa qualidade de som em uma ou mais linhas.

Tendências e vantagens

À medida que a tecnologia e os métodos de comunicação evoluem, é provável que o diagnóstico remoto desempenhe um papel maior em casos como:

  • Monitoramento de problemas;
  • Solução de problemas para equipamentos eletrônicos. 

Uma vez que a análise remota e a solução remota de problemas significam que o pessoal não precisa estar no mesmo local do equipamento, é possível gerenciar componentes eletrônicos e redes de maneira eficaz com uma força de trabalho menor, economizando muito dinheiro ao longo de um ano. 

A abordagem remota também pode permitir que os usuários do equipamento tenham acesso a conhecimentos que podem ou não estar prontamente disponíveis na área local.
A solução Rescue LogMeIn oferece todos os recursos para as suas equipes conseguirem fazer o diagnóstico e o suporte remoto com qualidade, rapidez, e eficiência. Fale conosco e saiba como contratar!

Não saia agora!
Solicite uma apresentação e ganhe uma bonificação especial.

Preencha o formulário abaixo para saber mais.

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato