A cada ano, novos relatórios sobre violação de dados mostram que os ataques cibernéticos afetam indivíduos, seus dispositivos e ferramentas de acesso remoto. Nesse sentido, as pesquisas apontam que 82% das violações de dados envolvem práticas como phishing e senhas de nível fácil roubadas. Ou seja, práticas de violação de dados em que os próprios usuários das contas acabam facilitando o trabalho dos hackers.
Com certeza, os ataques cibernéticos estão mais sofisticados. Por outro lado, os dados também apontam para a fragilidade de muitas ferramentas de acesso remoto na proteção contra ameaças cibernéticas. Pensando nisso é que a plataforma Rescue de acesso remoto foi desenvolvida, de modo a proteger o suporte remoto com recursos avançados.
Mas aqui no blog da GMAXX vamos mostrar algumas vulnerabilidades comuns de ferramentas de suporte remoto e 4 requisitos de cibersegurança importantes. Saiba mais!
Vulnerabilidades que favorecem os ataques cibernéticos
Como resultado da adesão aos modelos de trabalho remoto/híbrido, as empresas ficaram mais expostas às ameaças cibernéticas. Isso porque muitos colaboradores passaram a utilizar seus próprios equipamentos de trabalho – muitas vezes, sem a proteção cibernética adequada.
Além disso, algumas organizações recorrem às ferramentas de reunião para fornecer suporte remoto. Mas tais ferramentas não foram projetadas para suporte remoto. Sendo assim, carecem dos recursos de segurança necessários para combater as crescentes ameaças cibernéticas.
Em suma, as plataformas reaproveitadas para suporte remoto, como ferramentas de reunião, não são escaláveis. Além disso, também não são criadas para o suporte remoto não são seguras o suficiente para evitar ataques cibernéticos.
4 Requisitos de Cibersegurança para acesso remoto que a plataforma Rescue oferece
1. Administração robusta
Com a plataforma Rescue, os administradores mantêm 100% de controle sobre tudo o que os operadores fazem durante as sessões de suporte remoto. Além disso, também gerenciam todas as conexões estabelecidas. O Rescue fornece aos agentes de suportes acesso administrativo a uma máquina remota para resolver problemas, gerando relatórios.
2. Métodos de conexão segura
As sessões de suporte remoto nunca devem oferecer possibilidades para os ataques cibernéticos. Por isso, o Rescue fornece ferramentas que impedem que agentes mal-intencionados se conectem a seus funcionários e clientes de várias maneiras. No total, são seis métodos de conexão segura:
- Página PIN auto-hospedada
- Validação do código PIN da empresa
- validação de domínio
- Acesso IP restrito
- Pacote de acesso restrito
- Acesso restrito ao domínio
3. Proteção de dados
A proteção de dados nunca foi tão importante por conta das vulnerabilidades criadas pelo trabalho remoto e por fatores como:
- Mais usuários acessando dados em seus próprios dispositivos
- Ataques cibernéticos mais agressivos
Por conta disso, a ferramenta Rescue pode usar logon único como método de autenticação. Do mesmo modo, também oferece autenticação de dois fatores usando o gerenciador LastPass.
4. Conformidade
Os recursos de conformidade se tornarão mais importantes à medida que surgirem mais regulamentações e restrições de privacidade de dados. Mas a plataforma Rescue captura apenas as informações essenciais, garantindo a conformidade com GDPR e HIPAA.
Por tudo isso, a Rescue é sua grande aliada no suporte remoto. Para obter demonstração do produto, fale com a GMAXX!