Quais os riscos de reutilizar senhas?

reutilizar senhas

Você tem o hábito de reutilizar senhas para acessar contas e aplicativos diferentes? Então saiba que essa é uma prática arriscada e pode trazer grandes prejuízos. Quem não utiliza um gerenciador ou cofre de senhas para gerar e armazenar credenciais diferentes pode ter os códigos roubados a qualquer momento! 

Além disso, existem muitos outros riscos quando o assunto é senha e utilização de credenciais no ambiente online. Afinal, o meio digital reserva muitas armadilhas, principalmente para os usuários que não preservam a proteção das suas senhas

Neste artigo do Grupo GMAXX conheça os maiores riscos de reutilizar senhas e confira dicas para ter credenciais mais seguras! 

Estatísticas sobre reutilização de senhas

A reciclagem de senhas é um problema comum no mundo todo. Em uma pesquisa da TechRepublic, 53% dos entrevistados admitiram usar a mesma senha em várias contas. 

A maioria das pessoas assumiu também que sabe dos perigos do uso generalizado da mesma senha – e entende que o hábito não é seguro. No entanto, a prática persiste por conveniência e para evitar o estresse de gerar e lembrar de todas as credenciais. 

Além disso, o esquecimento das credenciais pode causar o bloqueio de uma conta importante, gerando perdas de acesso, de tempo e de dados. Mas a solução não é o uso de senhas repetidas e, sim, o aproveitamento de um gerador e de cofre de senhas. Sobre isso explicaremos mais adiante. 

Razões para nunca reutilizar senhas

  1. Risco de várias contas serem comprometidas

No atual mundo digital, é comum termos várias contas ativas, por exemplo, contas em redes sociais e contas bancárias. 

De fato, estudos mostraram que uma pessoa comum tem mais de 100 senhas para gerenciar. Portanto, existem duas opções: criar credenciais diferenciadas e armazená-las ou arriscar aproveitar a mesma senha para todos os acessos. 

No segundo caso, vale lembrar! Embora os bancos sejam menos vulneráveis à violação de segurança, outras contas suas podem estar mais vulneráveis. O Facebook, por exemplo, sofreu uma grave falha de segurança em 2021 , quando as informações pessoais de 533 milhões de usuários (cerca de 20% de todas as contas do Facebook) vazaram online.

2. Coloca em risco as contas corporativas

Existe uma grande prevalência da reutilização de senhas em todo o mundo. Por isso os hackers conseguiram encontrar métodos mais rápidos e fáceis para violar contas corporativas, não apenas pessoais.

Houve uma série de violações de dados que expuseram milhares ou até milhões de senhas de usuários. Se uma senha reciclada aparecer em uma dessas violações de dados, pertencente a um funcionário de uma grande empresa de tecnologia, os hackers podem facilmente comprometer a conta do funcionário e obter acesso não autorizado à rede da empresa.

3. Ataques de phishing bem-sucedidos

Os ataques de phishing são um método comumente usado por cibercriminosos para acessar suas informações. Os invasores podem enviar a você uma comunicação se passando por um provedor de serviços confiável, obtendo dados como:

  • Detalhes do cartão de crédito;
  • Data de nascimento;
  • Nome de usuário;
  • Senhas e apelidos.

As tentativas de phishing são uma ameaça contra a qual todos devemos nos proteger, devido à prevalência dos ataques. No entanto, existe um perigo adicional se você estiver usando as mesmas credenciais em várias contas. Isso porque a exposição pode ser mais ampla e, portanto, os danos mais graves.

Cofre de senhas: use esse recurso! 

A ferramenta LastPass, oferecida pelo Grupo GMAXX, oferece recursos como o gerenciador de senhas e o cofre de senhas. Com o primeiro você gera credenciais seguras e aleatórias. Já com o segundo recurso armazena todas as suas senhas, facilitando o login e o acesso a sites e aplicativos. 

Entre em contato com a GMAXX e solicite orçamento! 

Não saia agora!
Solicite uma apresentação e ganhe uma bonificação especial.

Preencha o formulário abaixo para saber mais.

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Entre em contato