A telefonia em nuvem, uma tecnologia também conhecida como VoIP (Voice over Internet Protocol, ou chamadas pela internet), tornou-se popular nos últimos anos. Mais e mais empresas aderem à telefonia na nuvem por conta dos inúmeros benefícios, por exemplo: redução de custos, produtividade e conectividade.
Mas você consegue identificar se a tecnologia é o que a sua empresa precisa neste exato momento? Como saber quando contratar? Se você, gestor ou empreendedor, se pergunta isso, continue lendo este artigo.
Vamos descobrir se a tecnologia VoIP é o que a sua empresa para crescer e melhorar a qualidade da comunicação.
O que é um sistema de telefonia em nuvem?
Um sistema telefônico baseado em nuvem, ou telefonia em nuvem, permite fazer chamadas pela Internet. Diferentemente da linha telefônica analógica tradicional, que usa fios de cobre ou fibras ópticas para fazer uma conexão, a telefonia VoIP é hospedada em um ou mais data centers seguros externos.
Esses sistemas telefônicos podem ser usados com uma variedade de dispositivos, incluindo:
- Telefones tradicionais com adaptadores
- Smartphones (por meio de apps)
- Desktop, por meio de software de computador
- Telefones habilitados para VoIP
Em vez de manter o software por meio de um servidor, como uma central privada (PABX) local, todas as informações e dados ficam armazenados na nuvem. Isso, portanto, ajuda a economizar em manutenções e atualizações dispendiosas. Afinal, tudo pode ser facilmente atualizado na nuvem.
Como saber se sua empresa precisa de uma telefonia em nuvem
Os sistemas VoIP possuem bom custo-benefício em comparação com os sistemas telefônicos tradicionais de telefonia. Mas, antes de contratar, considere os seguintes fatores para determinar se você deve aderir a essa tecnologia em sua empresa:
1. Equipamento
Você pretende trocar o sistema telefônico – que utiliza diversos equipamentos de hardware, ocupam espaço e demandam manutenção – por softwares mais eficientes? Então, a troca do sistema de telefonia convencional para o VoIP é uma boa escolha. Os telefones em nuvem operam em desktop ou dispositivo móvel, tornando opcional o hardware adicional.
2. Custos
A telefonia VoIP elimina custos de instalação e manutenção, que são inevitáveis em muitos sistemas telefônicos tradicionais. Além disso, os sistemas telefônicos em nuvem oferecem acesso a uma ampla gama de recursos. Videoconferência e monitoramento de chamadas, por exemplo, estão entre essas funcionalidades importantes para qualquer empresa que possua equipes remotas.
3. Confiabilidade em Telefonia em Nuvem
Os serviços telefônicos baseados em nuvem dependem de uma conexão de Internet estável e consistente. Se sua Internet não for confiável, considere, antes de tudo, atualizar seu pacote de dados de internet.
4. Gerenciamento de dados
Com qualquer tipo de provedor de serviços em nuvem, os dados são armazenados e gerenciados por terceiros, e não em servidores locais. Isto pode ser um benefício para pequenas empresas sem recursos de TI dedicados. Contudo, para as corporações que desejam controle total sobre seus dados, pode ser uma desvantagem. Desse modo, avalie como sua empresa usa seus dados e as práticas de segurança de qualquer provedor com o qual você escolha trabalhar.
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Sua empresa está em expansão? A telefonia em nuvem com a plataforma GoToConnect, de fato, pode ser seu braço direito em suas operações comerciais. Isso porque a plataforma oferece flexibilidade de escalonamento.
A tecnologia permite adicionar facilmente linhas telefônicas, ramais e recursos avançados conforme necessário, sem ter que pagar por instalação profissional ou adquirir equipamento adicional.
As atualizações e manutenções também são realizadas diretamente na nuvem, o que economiza tempo e dinheiro e ajuda a evitar paradas de comunicação.
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